quinta-feira, abril 17

Analfabetismo não é epidemia

http://batista2008.blogspot.com/
O analfabetismo é um fenômeno presente, nos municípios, estados e país. Nessa reflexão, estamos constatando que , não só nas regiões mais pobres (embora aí seja mais acentuado), como também nas periferias dos grandes centros. A concentração de índices de analfabetismo está entre dez e dezoito anos,segundo os especialistas. As políticas públicas, os programas históricos, que nos afligem como educadores, até agora não levaram em conta os perfis dos segmentos da sociedade atual, não observaram os critérios, que a educação deve estar na mão dos profissionais que se habilitaram e se qualificaram para isso. Não é porque é alfabetização de jovens e adultos que qualquer um pode fazer. Isso é um desprestígio, um desrespeito a educação e às pessoas em geral. A alfabetização tem que ser tratada com rigor, pois a aprendizagem da leitura e escrita têm que ser ensinadas. Ensinada de forma criteriosa com metodologias adequadas à faixa etária, às características dos educandos, com as questões culturais daquela região, isso já orientava o grande mestre Paulo Freire autor de Método de Alfabetização. A forma como tratam o analfabetismo, como se fosse uma epidemia, que tem que ser "erradicada", com programas que até agora não solucionaram a questão só tem crescido a problemática. Mudar de nome o programa com as mesmas linhas de ação, me parece que teremos esse fenômeno com continuidade por muitos séculos, ainda. Está faltando a dialogicidade, a intenção, a ação concreta para que as coisas se transformem. Isso é o mínimo que uma sociedade quer pelo que paga por uma educação pública de qualidade! A justiça deve prevalescer!!! Não acham meus amigos?

2 comentários:

loi disse...

Eloí, achei muito válido e riquíssimo teu depoimento sobre analfabetismo.Precisamos denotar máxima atenção sobre esta questão que afeta grande parte da população,mas não basta somente questionarmos o problema...é necessário que se busque uma solução!!!O analfabetismo é uma questão social que precisa ser revista urgentemente por especialistas comprometidos no assunto que nos aponte os meios à seguir.Concordo contigo que devemos tratar do assunto com a máxima seriedade exigida!!
Obs:Acho muito interessante todas as tuas postagens, fico encantada com a forma que aborda certos assuntos!!!Você escreve muito bem!!!!

loi disse...

Esse comentário acima foi feito pela minha amiga Luciane Pes. Foi uma graça, mostrei meu blog, esquecemos de trocar de usuário, ela queria comentar, assim fez.

Rimos juntasssss rsrsrsrs....

Obrigada!!!