domingo, abril 13

Educar as emoções/sentimentos

Educar as emoções!! Assistindo a um seminário, ouvia o palestrante fazendo a reflexão sobre a possibilidade de educar os sentimentos. O prof. Dr. Thums, referenciou que a razão, o resultado domundo prático, a tecnologia fascina e é aspecto muito forte. Nesse contexto, é possivel educar os sentimentos? A vida é diferente e tem a ver com o coração e com a alma, por isso queremos o sucesso, o sucesso de nossos semelhantes e com isso ser feliz, bem como fazer os outros felizes. Criar um modelo de vida que provoque uma implicação. " Pensar e sentir só têm significado se estivermos profundamente implicados". Com essa afirmação do prof. dá a entender que todas as experiências, das quais, nos apropriamos na construção do nosso conhecimento vão fundamentar o nosso eu, bem como representar nosso pensar e sentir.Disse ele que "as emoções são aprendidas de forma individual, são rápidas e passageiras,mas os sentimentos são aprendidos na relação com a implicação e, fazem sentido na socialização. Precisam ser expressos!" O mestre afirmou que o papel do professor nesse sentido é de desencadear o processo de socialização pelo viés das emoções e dos sentimentos, pela entrega, pelo encontros, pela afetividade, pelas ações que estimulem o bom relacionamento, isto é, ações que dignifiquem a vida e a qualifiquem. Ainda ressaltou que:

1- Aprender é de dentro para fora e eu acrescentaria que motivação também é;

2- A escola não resolve tudo;

3-O despertador do aluno é pelo vínculo;

4-A escola é experiência;

5-A escola é aprendizagem!

Assim, volto a reflexões que fiz noutros contextos, que a escola tem um papel muito importante na construção do vínculo. Todo o educador tem que ter essa sensibilidade de construi-lo com seu grupo antes de qualquer tipo de conteúdo. E , retomo o poema de um aluno de quarta série : Rodrigo Mindlin, in Alda Beraldo, que já trabalhei com as quintas séries da minha escola para tentar estabelecer esse vínculo e assim, ensinar a estrutura do texto poético:

O coração

Viajar/voar/largar/o coração/para ele/ se acostumar/ com o ar/ e voltar/ a mim./E sonhar/ e relembrar/e adormecer. /E enfim/ acordar/e me/preparar/para sentir/ emoções/ alegrias/para quando /a noite chegar/dormir e descançar.

Não é preciso dizer mais nada, pois se uma criança sabe o que é sentir emoções, sonhar, basta dar oportunidades, deixar livre, estabelecer com ela a ação, que aos poucos a expressão flui.VAI NESSA EDUCADOR!!!

2 comentários:

Elis Zampieri disse...

Oi Eloí, estou te indicando na lista dos meus top 10, na campanha da amizade. Fiz uma lista lá no Sobre Educação, tem o link pra ver como funciona a campanha e pra pegar o selinho, se quiser. Abraço

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Oi, achei seu comentário num dos blogs e vim te convidar para fazer parte da blogagem coletiva contra o analfabetismo. Partindo desse seu post educativo sei que vc tem muito para informar. Quer dar uma passadinha no meu blog e confirmar a sua participacao?

Obrigada e boa semana