domingo, dezembro 13

CELEBRANDO O NATAL



Celebração

Palavras amigas... boas notícias e surpresas fazem parte desta celebração.

Para vivenciar tudo isso, foi escolhido um símbolo: a sacola do Papai Noel. Nessa sacola ele guarda boas surpresas, pois ali estão os presentes de Natal.

1) ACOLHIDA:

Organizar os presentes ( PALAVRAS: solidariedade, amizade, cooperação, saudade, paz...em cartelas coloridas de acordo com o nº de participantes e colocá-las em pequenas sacolas individuais bem organizadas) pedindo que cada um retire um presente do presépio, leia a sua palavra , comente, reorganize-a e coloque-a novamente na sacola. Faça um presente a seu amigo , colega da direita, saudando-o com as melhores boas-vindas nesse dia.

2) SAUDAÇÃO:

O celebrante, convida as pessoas a se saudarem uma às outras com as palavras da sacola ou outras.. Usar um fundo musical :

3) Jingle Bells

4) A Boa Notícia:

Leitura ou dramatização do texto bíblico: Lucas 2. 1-7 por um grupo de professores.

5) Mais Boas Notícias:

a) O celebrante antecipadamente, distribui para representantes do grupo, várias preces e agradecimentos sobre assuntos ou coisas que aconteceram durante o ano, e todos respondem: SENHOR ESCUTAI A NOSSA PRECE E ATENDEI-NOS!

b) Solicitar que espontaneamente, lembrem de coisas que queremos agradecer neste ano e/ ou pedir para o próximo ano 2010 em Graças, após: SENHOR ATENDEI NOSSA PRECE!

6) CANTO NATALINO:

É Natal!

7) ORAÇÃO:

De mãos dadas, vamos rezar a oração que o próprio Jesus nos ensinou, para encerrar, O PAI NOSSO.

8) Música de fundo, orquestrada. O abraço da PAZ.

Todos se abraçam, desejando um Natal cheio de alegria, muita saúde e paz na escola Cândido Genro em 2010.

Adaptação de Sonia L Trapp Mees, pelas professoras Eloí e Luciane

NATAL 2009

As músicas, é só baixar... Bom trabalho!

segunda-feira, dezembro 7

A arca de Noé

"Planeje para o futuro
não estava chovendo,
quando Noé
construiu a arca."

No curso, " EDUCAR PARA DIVERSIDADE," discutiu-se muito: Quem é o sujeito da nossa ação?
Por que a deficiência do outro nos incomoda tanto?
Incluir é possível ou utopia?

Toda criança com necessidades especiais é um campo complexo de interrogações e são , hoje um dos maiores desafios para as escolas, no que se refere a formação dos seus educadores, bem como, a visualização de uma metodologia de sala de aula que aproximem teoria/prática.
Muitos estudos têm se voltado para construir uma Proposta Pedagógica, como sugerem os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), quando apontam que a escola tem que ter uma dinamicidade curricular que permita ajustar o fazer pedagógico às necessidades dos alunos com deficiências. Todas elas? Como?
O Projeto político Pedagógico é a referência para a Identidade da instituição, os Regimentos, esse deve disciplinar as práticas, as metodologias e a avaliação como processo, numa visão flexível do ponto de vista do ensino e da aprendizagem, priorizando recursos favoráveis à educação, à adoção de currículos abertos para atender a diversidade da demanda. Isso nos remete a uma nova visão de escola, de ensino, de aprendizagem e avaliação para que realmente, se efetive o processo de inclusão.
Essa posição nos encaminha à reflexão: como a escola poderá incluir os sujeitos da sociedade? Como os Cursos de formação estão encarando a questão? Como está a formação dos professores em geral? Como está a auto estima desses profissionais?
Como incluir sem traumas, para esses envolvidos? Nesse questinamento, o dilema é evidente a começar pelas agências formadoras que estão longe de preencher essas lacunas. isso se explicita pela ansiedade dos educadores frente a complexidade da situação- problema. Isso é o que se lê nas entrelinhas do contexto da educação.
Dessa forma, volta-se ao início, pensando que não nos foi permitido conhecer, analisar, planejar para fazer a previsibilidade às ações. Ifelizmente!?
Estamos enfrentando a enchente em tempo real e correndo para minimizar o prejuízo!
Entenda-se, estamos aprendendo e ensinando às duras penas, pois não nos foi dada a oportunidade de planejar para o futuro como fez Noé, antes da tempestade.


domingo, dezembro 6

Curso Em POA "EDUCAR PARA DIVERSIDADE

Nós estávamos lá! As colegas de São Borja, Kátia (coordenadora), Eloí e Mariza Vitória de Santiago. Estamos fazendo nossa parte... E você?
Educação para todos, como é difícil sabermos quem são todos... Foi uma grande discussão com muito proveito em benefício nosso, como professores e como grupo. Estavámos num grupo de 5 profes da 35ª \CRE. Uma das questões básicas veiculadas pelo grupo de palestrantes de Educação Especial, foi que a reestruturação curricular é imprescindível e, que as propostas de trabalho de Educação Inclusiva não excluam os pais, pois esses têm que receber orientações também. O trabalho deve ser o mesmo para todos, o olhar para cada um é que vai ser diferenciado. Isso quer dizer que temos que nos apropriar de novas metodologias que inclua a todos na prática pedagógica que fazemos na sala de aula. O que precisamos são de eixos norteadores para nossos projetos, reorganizar o tempo, aproveitar os recursos tecnológicos, romper com a lógica estrutural, respeitar o ritmo de cada estudante, reconhecer o direito de cada um no seu ciclo de desenvolvimento humanos ( PIAGET ) , incorporar a diversidade como tema central das decisões, num trabalho coletivo, onde se compertilhem critérios, estratégias e metodologias.
Agora, temos muito trabalho pela frente...

sábado, dezembro 5

Mudanças/tecnologias

Helena, Grede ( tutora da 35ªCRE) Daniela, Luciane, Roseli e Eloí (euzinha)

Esse é o grupo da pesada:: Helena, Nossa tutora Grede, a Daniela, A luciane, A roseli e a Mariza.


O curso das TIC propõe mudanças com o uso das tecnologias. As escolas têm que conquistar seus educadores a disseminarem metodologias de trabalho, encantar-se e encantar os outros para que seu trabalho esteja enriquecido com esses recursos da mídia. Nosso grupo no CG está fazendo de tudo para aprender muito a transformar informações em conhecimentos. Tudo o que queremos é buscar uma metodologia de trabalho que desperte interesse em nossos aluno. Até aqui já acreditávamos que o trabalho com PROJETOS na escola só vem contribuir para que a aprendizagem seja mais consistente.

Objetivos de se trabalhar com essa metodologia:

* permitir o diálogo, a interdisciplinaridade e a contextualização, intevindo no processo de forma que todos os estudantes possam participar e contribuir, a partir do que sabem sobre o tema e daquiloque é necessário aprender para adquirirem as habilidades na construção do conhecimento.

* Resolver problemas em situações reais de aprendizagem, pesquisa , análise e síntese.

*Criar um movimento integrativo entre as àreas de conhecimento, sem inervir na disciplina de outros colegas, mas ajudá-los a fazer o inter-relacionamento.

* sensibilizar para estudo e buscas de informações, processando-as em conhecimentos.


Assim, se constroem as etapas dos projetos, fazendo perpassar os temas transversalizados, e com isso estabelecendo as relações que dão sentido ao conhecimento.

ESSE CURSO SÓ VEIO ENRIQUECER NOSSA PRÁTICA!

Obrigada Prof GREDE






PARABÉNS PARA O GRUPO DO CG...