sexta-feira, outubro 12

OFICINA DE LEITURA


Um dia procurando na internet, encontrei o texto do Ziraldo, adaptei umas atividades para criar a oficina de leitura, aqui vai a sugestão:



PELEGRINO E PETRÔNIO ( ZIRALDO)






ERA UMA VEZ UM PÉ QUE SE CHAMAVA PELEGRINO E SEU SONHO ERA SER BAILARINO, DANÇAVA COMO NINGUÉM NA PONTINHA DOS DEDOS E SONHAVA COM AS PALMAS, OS PULOS, OS APLAUSOS.



ERA UMA VEZ UM OUTRO PÉ, QUE SE CHAMAVA PETRÔNIO E SEU SONHO ERA SER JOGADOR DE FUTEBOL E SONHAVA COM SEUS PASSES, O PIQUE, A PELOTA E O GOL.



MAS, OLHA O DESTINO, O PELEGRINO ERA IRMÃO DO PETRÔNIO E AGORA COMO É QUE IA SER UM PENSAMENTO NO BALÉ E OUTRO NO FUTEBOL



COMO OS PÉS SÃO COMO IRMÃOS E QUE NÃO DÁ PARA SEPARAR . O PELEGRINO E O PETRÔNIO ENCONTRARAM A SOLUÇÃO, RESOLVERAM FAZER AS DUAS COISAS, DANÇAR BALÉ E JOGAR FUTEBOL.



ENQUANTO O PELEGRINODANÇAVA O PETRÔNIO APLAUDIA O IRMÃO E QUANDO O PETRÔNIO IA PARA CHUTAR UM PÊNALTI O PELEGRINO ERA QUEM DAVA AQUELA FORÇA E VIBRAVA COM OS gols do irmão.

Escrever o texto em fichas conforme a distribuição acima.
Solicitar a cada grupo que estabeleça uma sequência que acham legal para ler e entender a história;
Questionar:

O que ensinamos com esse texto?
O que aprendemos com os personagens?
Na vida prática, como é os relacionamentos com irmãos/
O que fica de mensagem para nossa vida?

Criar um teatrinho de dedos, pintando com canetinhas STABILO, os desnhos de Pelegrino e Petrônio para dramatizar a história, podendo adequar outras situações de vida entre irmãos:

Usar jornal, e criar os personagens da história e com os fantoches, recontar a história criada:


E VIVA A CRIATIVIDADE DAS CRIANÇAS!


loi

Nenhum comentário: