quarta-feira, maio 22

UMA PROPOSTA DIDÁTICA DE ATIVIDADES


PARA CADA NÍVEL DA PSICOGÊNESE





Para início é necessário, que todo professor ame o que faz e saiba por que o faz, ou seja, deve ler para a criança, pois mesmo não alfabetizada é capaz de observar e adquirir a concepção de que aprende-se ler lendo e aprende-se escrever escrevendo. Assim, adquire as concepções individuais a respeito dos símbolos linguísticos• Diferença entre leitura silenciosa e em voz alta.

• Leitura de histórias, jornais, bulas, receitas.

• Verifica a concepção de quantificação, seriação e classificação•

 Identifica qualidade e direção.

• Tem noção de belo, estético, gosto musical, preferências, ...espaço e tempo, que se inserem nas aprendizagens que são de direito do estudante. Essas noções, ela adquire interagindo com estímulos do o meio, mesmo antes da escolarização.

ATIVIDADES DIDÁTICAS

1) Organizar um fichário com correspondência entre figuras/palavras/letras numa caixa e faça as explorações contextualizadas:

-letra inicial, final, intermediária, correspondência entre som/grafia...

-palavra maio, menor. Menos ou mais letras

- palavra parecida.

-diferença entre palavra e desenho do objeto.

2) Recortar e colar figuras em fichas, solicitar que as organizem aos pares, duas a duas, três a três... relação som/fala, som/representação objeto/ grafemas e fonemas/palavras /.

4) Brincar de faz-de-conta:

Solicitar que façam representações, com brinquedos, materiais de uso diário, como se fosse situação real do cotidiano.

5) Representar com mímicas

6) Planeje uma brincadeira, dê todos os passos que deverão ser seguidos e observe o processo feito pala criança.

7) Faça o jogo da forca.

8) Brinque de adivinhar. Decifrar enigmas.

9) Caracterizar objetos, alimentos, legumes, frutas...


10) Criar atividades com desenhos, palavras e letras, para fazer a correspondência, nº de letras, nº de palavras, citar características...

11) Trabalhar atividades com fichas de sequência de gravuras (oral), escrito (professor escriba), tema, início, meio e fim.

Ler e oralizar lendas, parlendas, trava –línguas, poesias, quadrinhos, charges... cada um no seu veículo de publicidade. Onde está esse texto ?

A FARMÁCIA E A LIVRARI

Lá na rua em que eu pensava,

Tinha uma livraria

Bem do lado da farmácia.

Todo mundo ia à farmácia

Comprar frascos de saúde.

E depois ia ao lado,

Pra comprar a liberdade.

Pedro Bandeira

O texto é o ponto central do processo de alfabetização e letramento. É o texto que dá o significado para que a alfabetização não se torne um apanhado de atividades soltas sem nexo com o contexto da sociedade e realidade onde se inserem. Ele permite a inferência, dedução e compreensão na leitura e escrita. (habilidades de leitura: ( Solé, 2008. Soares , Saraiva e muitos outros autores recomendados) .

12) Usar jogos com linguagem diversificados

13) Fazer leitura de cartazes, propagandas... quais informações?

14) Fazer leitura de obras de arte, na internet , temos muitos recursos para isso, use o laboratório de informática: autor/obra, características, tema, estilo.

15) Monte um estudo com tipos e gêneros textuais, classifique-os em gêneros, importância, composição, para que serve? Contém... Use cores diferenciadas num painel para essa classificação ou ... Onde?

16) Faça texto coletivo: em todos os níveis, essa atividade é muito importante para o processo de ortografização no letramento, questão semântica e sintática dos texto, bem como para estrutura textual.

17) Use rimas, crie rimas com seus alunos, bilhete, convite, cartão postal, receitas...

18) Crie jogos de acrósticos.

19) Explore músicas de diferentes gêneros...

20) Use texto lacunado.

21) Descreva gravuras, crie texto...

22) Organize mercadinho, vendas e compras, uso do Sistema Monetário Brasi leiro.

23) Tenha na sala o alfabeto

24) Crie o alfabeto concreto, móvel, com relação palavra/desenho/letra do alfabeto, explore sempre..

25) Bingo de letras e de palavras:

26) Jogos com fichas de palavras com o mesmo questão semântica para classificar, copiar, criar texto...

Fichas com nomes de frutas, animais, comidas, produtos, objetos: cada grupo recebe uma caixa e tenta agrupar a partir de atributos solicitados pela professora: por iniciais, por terminação, por tamanho, escadinha da maior para menor, ou inverso, dar um tempo e avaliar o processo...

27) Jogo da caixa com nomes



-caixa de sapato vazia

-fichário com nomes das crianças na ordem alfabética( CHAMADA).

ORGANIZAR POR FILA:

Na ordem da fila, cada criança encontra seu nome e vai para o final da fila, mostra aos colegas, leem, contam nº de letras, nº de crianças na aula, como se escreve?



-organizar por grupos.

- Organizar e explorar o nome do grupo com um quadro de alfabeto no quadro.

-distribuir alfabeto móvel, para montarem os nomes na ordem correta das letras.

28_ Caixas forradas com palavras ( caixa de chá, dá um lindo dado), explora leitura, escrita, registro, desenho, fichas de cartolina podem ajudar na montagem dos nomes, por letras ou sílabas.

29)-INGO DE SÍLABAS DE PALAVRAS DO CONTEXTO

-Grupos para montar palavras a partir das sílabas, registrar, desenhar, criar frases.

30) Boliche de garrafas pet, com cores, letras, palavras, sílabas, contextualizadas no tema em estudo e argolas de plástico.

31) Completar textos de histórias iniciadas.

32) Reconstrução de um texto do grupo. ( com consentimento da criança).

33) CONTAR HISTÓRIAS É UMA ARTE

-Organize 5 cartões de 10/10

- coloque um tema: FESTA NA CASA DA VOVÓ, com uma cor de ficha, e explore o fato:

-lista de convidados.

-convite

-tema: aniversário.

-guloseimas

-frios

-presente

Crie um relato oral ou escrito, registre ou a criança já registra, expõe...

(Ilustrar os fatos solicitados).

34) HISTÓRIA ACUMULATIVA

- Crie um tema, e organize fichas com desenhos, crie a história com todo o grupo ou nos grupos pequenos incluindo os personagens.

35) Num painel, vá contando a história e as crianças vão incluindo os personagens ilustrativos de acordo com a sequência.





35) RODA QUE RODA

Essa atividade facilita a compreensão a medida que existem muitas palavras que têm significados semelhantes e relacionadas ao contexto( sinônimo), para a construção do texto, assim evita-se a repetição do mesmo termo.

Construir muitas cartelas com desenhos e palavras com relações semânticas.

Como jogar: no grupo fazer a classificação por sentido relacionado ou sela por tema. Ex; manga, banco, rosa, boca, fazenda, coroa, batida, bala, asa, leito, sonho, roda, pasta, ...

36) Jogos de Memória

37) Identificar palavras que rimem: cartela com palavras/desenhos: cadeira, polvadeira, brincadeira...Apresentar os grupos relacionados pela rima.

38) Tabuleiro e dois dados: crie as normas do jogo de acordo com o tema em aula.

Outra sugestão:

39) Escolha uma cantiga do nosso folclore, escreva num painel, deixe espaços de palavras em branco. Numa caixa que vai passando contém as palavras faltosas. Cada vez que para o canto quem está com a caixa tira a palavra faltosa cola no local certo. Caso não encontre segue o canto. Assim, completam o texto. Todos cantam no final.

Outra opção: um saco de palavras a cada grupo.

JOGOS PARA ALFABETIZAR: pesquise

www.projetospedagogicosdinamicos.com

http://orientarpedagogos.blogspot.com Educar para viver

http://impactodapedagogiamoderna.blogspot.com

Atividades para os níveis da Psicogênese-google


http://sacolaludicamonoludica.blogspot.com

Videos

Atividades de leitura lúdica

Propor à classe dos estudantes: Escolha dos livros de literatura e explorar gradativamente em sala:

- fazer várias leituras orais;

-mostrar e questionar as ilustrações, manusear, recontar, dramatizar trechos, desenhar cenas, compor quadrinhos; mapear as estruturas, personagens, como se lê, como se escreve esse nome?

-reescrita da história, coletivamente e/ou individual; ilustrar.

-estabelecer critérios para corrigir;

-O que e entende por “erro” no contexto da alfabetização e do letramento?

- devolver as produções com recadinhos, estímulos, desafios.

-Fazer leitura comparativa das escritas da criança.

-Explorar as hipóteses de produção textual da criança para que avance no processo.

- Dê modelo de textos para serem lidos.

REFERÊNCIAS

INTERNET e Blogs

FERREIRO, Emília. Psicogênese da Língua escrita,

Eloí de Oliveira Batista

Professora da rede pública

Coordenadora Pedagógica da UNOPAR-polo de Santiago

loibatista@hotmail.com

http://batista2008.blogspot.com

Especialista em Literatura e Educação a Distância
Livros sobre Didática da Alfabetização.